Sejam todos bem-vindos, especialmente àqueles que amam o desporto e esta modalidade em particular. Criamos este Blog, no intuito de irmos narrando as nossas aventuras e estados de espírito, mas acima de tudo, partilharmos experiências, procurando fazer novas amizades.
A todos cumprimentos desportivos.

Os Flechinhas

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A Maratona ? Porquê ?

Diz a lenda....
No ano de 490 antes de Cristo quando os soldados atenienses partiram para a planície de Maratona para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matarem seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
Os gregos ganharam a batalha mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego
Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a quarenta quilómetros dalí, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "Vencemos", e caiu morto pelo esforço.
No entanto, Heródoto conta que, na realidade, Filípedes foi enviado antes da batalha a
Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr duzentos e quarenta quilómetros em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas.
Seja como for, cerca de três mil e quatrocentos anos mais tarde, em 1896, nos primeiros Jogos
Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância era de quarenta quilómetros, mas que desde 1908 está estipulada em 42,195 quilómetros.

Caros companheiros, tudo isto para vos dizer que a realmente a maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico, mas que sem a realizarmos pelo menos uma vez na vida seremos para sempre órfãos desta modalidade que tanto gostamos.
De 8 amigos 6 já aceitaram o desafio de participar na próxima Maratona do Porto. São desde já vencedores, pelo facto de eles também como Filípedes quererem dizer apenas "VENCEMOS"....

DS

2 comentários:

Unknown disse...

Saíste-me um belo Historiador... O José Hermano de Saraiva parece um menino ao pé de ti...

Anónimo disse...

Então? Onde estão os ratos?
Desculpem queria dizer os outros MARATONISTAS?