Realizou-se este fim-de-semana a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, prova de inquestionável beleza, que serpenteia as magníficas margens do rio Douro, contudo esta 5.ª edição fica marcada por uma grave falha da organização, a qual acaba por privar os atletas do consumo de água por mais de 15 km de corrida, com temperaturas bastante elevadas, acima dos 30 graus, numa prova que se prolongou para muitos dos atletas para cima das 13 horas da tarde, já que esta teve o seu inicio, tardio, pelas 11 horas da manhã. Note-se que pelo menos 6 atletas foram hospitalizados, decorrente deste lamentável episódio.
È incompreensível que uma organização que tem já alguma experiência neste tipo de eventos e que faz questão de anunciar que esta é “a mais bela prova do mundo”, tenha lapsos desta gravidade, acabando por pôr em risco a vida dos atletas. Seja por premeditação ou por negligência, este tipo de situações têm de ser erradicadas definitivamente do desporto.
Quanto aos Flechinhas, obviamente que estavam todos bastantes desiludidos com as prestações obtidas e acima de tudo extenuados com tamanha violência física a que foram sujeitos, contudo tínhamos á espera aquilo que é mais importante na vida de todos, que é a família e preparados para um extraordinário piquenique que acabou por ser o melhor deste dia, partilhando-se momentos grande alegria e companheirismo.
DS