Sejam todos bem-vindos, especialmente àqueles que amam o desporto e esta modalidade em particular. Criamos este Blog, no intuito de irmos narrando as nossas aventuras e estados de espírito, mas acima de tudo, partilharmos experiências, procurando fazer novas amizades.
A todos cumprimentos desportivos.

Os Flechinhas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

XII Meia Maratona Manuela Machado

Realizou-se este Domingo uma das mais prestigiadas provas do atletismo Nacional, em pleno coração da região minhota do Norte de Portugal, a belíssima cidade de Viana do Castelo.
O dia estava fantástico para a prática desportiva, quase primaveril, com o sol a aquecer o coração de cerca de 3000 atletas que estiveram presentes em mais esta edição da Prova. Para além da particularidade de se comemorar o 162.º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, a organização está de parabéns pela nobre iniciativa de entregar o valor das inscrições da Mini Maratona e Caminhada a favor da instituição “O Berço”.
O russo Alexey Reunkov com 1:03:53 e a queniana Milka Jerotith com 1:12:02 venceram esta edição da Meia-Maratona Manuela Machado.
No que diz respeito aos atletas da A.R.N. á muita coisa a explicar, nomeadamente o facto de termos á partida um atleta muito combalido e mesmo com a incerteza de ser capaz de terminar a prova, acabando este por andar uma grande parte do percurso á frente de toda a gente, e mesmo daqueles quem habitualmente é claramente inferior. Não se compreende, mas aguardamos por parte do interveniente os esclarecimentos que achar devidos.
Os restantes atletas estiveram ao seu nível habitual com a obtenção de bons resultados. Pessoalmente esta foi uma das provas em que mais sofri, só comparável com uma das quaisquer Maratona que tenha realizado. O facto de ter estado de cama esta semana poder-me-ia ter dado juízo para me manter sossegado, mas não, a vontade de correr era muito maior e depois cá temos as devidas consequências!
Uma nota final para o nosso habitual almoço convívio que este ano contou apenas com quatro elementos, já que os restantes atletas optaram e muito bem por se fazer acompanhar das suas famílias, que acaba sempre por ser a cereja no topo do bolo, numa clara manifestação de companheirismo e de grande amizade.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Foi com grande tristeza que á última hora e por motivo de doença, vi-me impossibilitado de participar nesta corrida, que é uma da que mais aprecio no calendário desportivo Nacional. Contudo o grupo fez-se representar por cinco valorosos atletas, numa das manhãs mais frias deste Inverno, brindados com alguns flocos de neve que acabaram, também estes, por abrilhantar mais esta edição da prova.
Com cerca de 90 equipas e mais de 760 atletas a cortar a linha de meta é motivo mais do que suficiente para a organização estar novamente de parabéns.
Os atletas da ARN, quiseram fazer uma prova num espírito mais lúdico e menos de competição, resguardando-se um pouco do imenso frio que se fazia sentir nesta gélida manhã.
Uma nota final, mais uma vez, para a originalidade desta prova, que no final sorteia por entre todos os participante os mais inusitados objectos que se possa imaginar, fechando com um colorido especial esta festa do atletismo!
Duarte Silva

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

12.ª S. Silvestre de Santo Tirso

Realizou-se este Domingo a 12.ª edição deste evento desportivo, que encerra com brilhantismo esta maratona de S. Silvestres, típicas deste final de ano.
A moldura humana presente e apesar de muito interessante, cerca de 2000 atletas, podia ser melhor, já que o programa desportivo anunciava provas para os escalões mais novos a prova principal e ainda um percurso “bike-tour”, que poderia ter marcado a diferença nesta edição, a avaliar pelo número de ciclo turistas que vemos diariamente nas nossas estradas.
Não posso deixar de fazer algumas observações ao percurso escolhido nestes últimos anos, que na minha opinião não tem sido o melhor, configurando um autêntico “carrocel”, com descidas e subidas constantes a desenvolverem-se num piso maioritariamente em paralelo, causando grandes dificuldades aos atletas bem como a obtenção de melhores resultados desportivos.
No que diz respeito á prova propriamente dita, há alguma matéria digna de ser esmiuçada, desde logo, a classificação geral de alguns dos atletas da ARN, bem como, os tempos obtidos e a diferença entre eles.
Neste seguimento, uma referência para o Armando e para o Sérgio, que mais uma vez mostraram porque são os melhores, com a obtenção de excelentes resultados. O Luís que acabou por fazer uma grande corrida e na parte final a deixar a concorrência directa para trás, obtendo também ele um excelente resultado. Um abraço especial para o Paulo Freitas que parece querer agora regressar á competição, fazendo-se acompanhar nesta prova pelos seus amigos Sérgio e Fernando, que quiseram participar e estar presentes pela primeira vez neste tipo de competição, seguramente no intuito de usufruírem do prazer da corrida, mas também pelo desafio de poderem cruzar com sucesso a linha de meta.
Termino este post, desejando a todos um excelente ano 2010, repleto de saúde bem como de sucessos profissionais e pessoais.
Abraço
Duarte Silva