Sejam todos bem-vindos, especialmente àqueles que amam o desporto e esta modalidade em particular. Criamos este Blog, no intuito de irmos narrando as nossas aventuras e estados de espírito, mas acima de tudo, partilharmos experiências, procurando fazer novas amizades.
A todos cumprimentos desportivos.

Os Flechinhas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

São Silvestre de Gaia com prolongamente no Porto

Fim-de-semana desportivo em grande com a participação em duas provas emblemáticas do atletismo Nacional. No sábado estivemos presentes na S. Silvestre de Vila Nova de Gaia e no Domingo com prolongamento na S. Silvestre do Porto. Não poderei falar pelos meus colegas, mas no que me diz respeito, encaro estas provas de final de ano, exclusivamente, numa perspectiva de treino, já que a quadra festiva que atravessamos não permite pensar em voos maiores. Apesar de tudo acabo sempre por tirar mais partido destas corridas que são realizadas a um ritmo mais confortável, tendo também a possibilidade de contemplar melhor estas duas belíssimas cidades, iluminadas de forma muito especial nesta altura do ano.
No que diz respeito á prova de Vila Nova de Gaia e tendo participado nesta pela primeira vez com o referido objectivo de treino, não posso deixar de referir alguns aspectos negativos, nomeadamente o facto de esta ter começado meia hora mais tarde do que previamente estabelecido, bem como, o facto de a prova ter aproximadamente mais 900 metros para além dos 10000 anunciados. Contudo e apesar destas pequenas falhas, estamos satisfeitos no global e desejamos poder estar presentes no próximo ano, esperando que estas sejam críticas construtivas no sentido de que esta se possa tornar brevemente numa das mais belas provas de final de ano, mantendo como sua principal característica o seu magnífico trajecto.
Relativamente á prova do Porto é o habitual espectáculo, mais uma vez, com uma grande organização da Runporto, a ser premiada com a presença de mais de 4500 atletas, distribuídos pela prova principal bem como pela mini caminhada. Sara Moreira e Rui Pedro Silva foram os vencedores desta edição, refira-se, com toda a justiça pois ambos conseguiram ganhar consideráveis segundos aos seus mais directos adversários.
DS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

S. Silvestre

Eis-nos no mês de Dezembro, sinónimo de muitas provas alusivas a São Silvestre. A primeira edição desta corrida foi realizada a 31 de Dezembro 1925, dia de São Silvestre (data da morte do Papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, no século quarto da Era Cristã) de onde vem o seu nome. Dado importante é o facto de que, ao contrário de outros eventos desportivos tão ou mais antigos, a Corrida de São Silvestre nunca deixou de se realizar, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial.
Começamos esta maratona de São Silvestres este Domingo com a participação na VII edição de Castelões (V. N. Famalicão), seguiremos no próximo sábado para a de Vila Nova de Gaia, descansamos um pouco e logo no Domingo participamos na emblemática S. Silvestre do Porto e fechamos esta saga de corridas no próximo ano (dia 02/01/2010) com a presença assegurada na S. Silvestre de Santo Tirso….ufa!
Relativamente á prova deste Domingo, esta é organizada pela associação Desportiva de Castelões, que faz anualmente um grande esforço para levar a bom porto esta iniciativa, estando uma vez mais de parabéns pelo resultado final apresentado mas acima de tudo pela coragem e determinação na organização deste evento, não obstante devo dizer que apesar do curto percurso a realizar, cerca de 6 km, este é de dureza extrema, já que apresenta desníveis muito acentuados, que aliado a uma manhã gelada de Inverno, causou muitas dificuldades aos atletas.
Os Flechinhas fizeram-se representar com 5 atletas, os tais duros imunes a qualquer tipo de adversidade, com tempos bem interessantes face às dificuldades acima referidas.
DS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

52ª Volta a Paranhos

Realizou-se no passado dia 8 de Dezembro uma das mais emblemáticas provas do atletismo Nacional, comemorando-se assim o 98ª Aniversário do Sport Comércio e Salgueiros.
Percorreu-se a distância habitual de 10 km, com a partida e a chegada a ter lugar junto do antigo estádio Vidal Pinheiro, em Paranhos. Com a participação de cerca de 1200 atletas, e uma manhã sem chuva, estavam criadas as condições para a realização com sucesso desta iniciativa.
Os atletas da A.R.N., estiveram uma vez mais presentes, apesar do momento menos positivo de forma que apresentam, com algumas maleitas próprias da época a afectar o seu rendimento.
Não posso deixar de dar uma nota negativa ao facto de não disponibilizarem água aos atletas nos 10 km de competição, apesar do dia relativamente frio que se apresentava não é de forma alguma justificação para este lapso lamentável.
DS