Sejam todos bem-vindos, especialmente àqueles que amam o desporto e esta modalidade em particular. Criamos este Blog, no intuito de irmos narrando as nossas aventuras e estados de espírito, mas acima de tudo, partilharmos experiências, procurando fazer novas amizades.
A todos cumprimentos desportivos.

Os Flechinhas

domingo, 22 de novembro de 2009

22º Grande Prémio ARCD Mendiga


Decidimos apenas á uma semana participar nesta prova que fica a quase 300 km de casa, não a conhecíamos, ninguém a recomendou, mas enfim sabe-se lá porquê, decidimos partir para mais esta competição, abordando-a num verdadeiro espírito de aventura.
Mendiga, situa-se no planalto central entre a Serra D ’Aire e a Serra dos Candeeiros, que segundo tradição oral, no inicio do povoamento desta havia apenas três casas e nelas teriam habitado alguns mendigos, dando, assim, origem ao nome da localidade sede da freguesia: MENDIGA.
Chegados, logo fomos levantar os dorsais e claro, comprar a senha para o almoço convívio, que anunciavam no respectivo folheto publicitário, fazendo por momentos lembrar a tarefa dos tempos de escola que tão bem fazíamos. Tivemos ainda tempo para visitar a feira dos sabores, numa mostra de gastronomia tradicional desta, bonita terra da região da Estremadura, que definitivamente começava a cativar estes expectantes forasteiros.
Com cerca de 500 atletas presentes deu-se início á prova propriamente dita, com o principal objectivo de se percorrer cerca de 17 km no menor tempo possível. E condições para o mesmo, de facto, não faltavam, desde o excelente percurso totalmente plano, passando pelo ar puro que por estas terras se respira, até á excelente organização que levou a bom porto esta enorme iniciativa.
Os tempos dos nossos atletas estiveram ao mais alto nível com a obtenção de grandes resultados, a poder-se verificar no link abaixo disponibilizado.
Depois de um retemperador banho e como que em forma de recompensa, lá fomos para o almoço convívio, desfrutar de um excelente bacalhau com batata a murro e acima de tudo da companhia e amizade uns dos outros, que acaba sempre por ser o grande segredo para o sucesso desta irmandade!
Não posso terminar, sem novamente felicitar a Associação Recreativa Cultural Desportiva de Mendiga, pela excelente organização desta grande prova de Atletismo. Saudações Desportivas!
DS

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VII Grande Prémio de Atletismo do Bonfim

Nesta manhã cinzenta e chuvosa de Domingo, fomos uma vez mais correr. Desta feita e pela primeira vez, participar nesta corrida que se organiza na cidade do Porto na sua 7.ª edição. Com a concentração junto ao edifico da Junta de Freguesia do Bonfim, cedo se percebeu que apesar do dia desagradável, podiam estar reunidas as condições de sucesso para a realização deste grande prémio, com uma grande afluência de atletas a emergir à medida que o tempo passava, dando vida e alma a esta iniciativa.
Dividida por escalões, as provas foram-se sucedendo com a alegria contagiante dos mais novos a tocar todos os presentes.
Em relação ao escalão maior o percurso delineado era de grande dificuldade técnica, com algumas subidas longas e bastante pronunciadas. De referir ainda o facto de que em alguns locais da prova, nomeadamente nos de mudança de direcção, não haver ninguém da organização a orientar os atletas, causando assim óbvio prejuízo á obtenção de uma boa prestação. Uma nota ainda para facto de não distribuírem água pelos atletas, essencial pelo menos a meio do percurso, não fosse esta, só por acaso, o elemento central para a existência de VIDA!
Os atletas do ARN, estiveram uma vez mais me linha do que vem sido habitual com a obtenção de resultados de grande nível. Deixo esses comentários para os próprios na habitual humildade que os caracteriza…
DS

domingo, 8 de novembro de 2009

6.ª EDP Maratona do Porto

È com grande carinho que vemos esta Maratona da cidade do Porto em crescendo, ano após ano, já que tivemos o privilégio de a ver nascer e fazer parte dessa inesquecível 1.ª edição, que na altura, contava apenas com de cerca de 300 guerreiros na linha de partida. Decorridos 6 anos aqui temos nós cerca de 1200 atletas numa prova que vai crescendo de forma sustentada e já de grande nível internacional, deixando-nos a todos muito orgulhosos e esperançados de que em poucos anos possamos ombrear com o melhor que lá por fora se faz.
A cereja no topo do bolo foi ainda o facto de esta edição contar com a presença de dois grandes atletas do desporto em Portugal a lutarem para a obtenção dos mínimos para o Europeu de Barcelona que se realiza no próximo ano, sendo eles, Alberto Chaíça e Fernanda Ribeiro.
Os atletas do ARN quiseram estar presentes, mas participando na prova convívio de 14 km, á excepção do Armando Marques, que com grande coragem almejava obter nesta edição o seu recorde pessoal na Maratona. Em relação aos tempos obtidos na referida prova convívio, esses ficam para 2.º plano, no sentido que o gesto possa enaltecer e homenagear os verdadeiros atletas deste dia, para que se possa os ouvir dizer bem alto… eu sou capaz, EU SOU MARATONISTA!
Não posso terminar este post sem novamente lançar o repto a 3 atletas desta irmandade, no caso o Sérgio e o Luís Martins e ainda o Manuel Gomes que continuam teimosamente sós a recusarem participar numa Maratona, contudo não me canso de a enaltecer e de os motivar para tal e por isso lembre-se, podem-na recear podem dizer mal dela, podem odiá-la, podem dizer que pode matar, mas ela continua a ser o sonho de muitos por esse mundo fora, ainda que não o admitam, mas quando a corremos pela primeira vez e atingimos a linha de chegada, por breves momentos sentimo-nos como se tivéssemos cometido um acto heróico!
É A MARATONA.